RDA in Brazil

RDA is an international volunteer member based organisation and as such encourages the initiative and support of its members across the globe to animate their community on a national level. As researchers and innovators are local rather than global, interacting with them in the local language, offering them a platform for exchange of information pertinent to the RDA and their activities and in strict compliance with RDA's guiding principles of Openness, Transparency, Consensus-based, Community driven, Harmonisation and Non-profit, these national pages are animated by RDA volunteer members who have offered to be a contact point. They should not be interpreted as an official representation of the Research Data Alliance in any country or any organisation, unless this is specifically stated.

NG

Group details

Node Coordinators: 
 

(This is a working area dedicated to the RDA activities, updates and events in Brazil. Feel free to register by clicking on the JOIN link on the right. You will be automatically subscribed to the group mailinglist and will receive all RDA in Brazil updates. Don't hesitate to share your own via the posts to the mailinglist or group calendar. Use English or Portuguese, as preferred!)

 

Grupo Nacional da RDA no Brasil

 

Este é um espaço neutro e democrático para a discussão sobre a gestão de dados de pesquisa e a promoção das atividades da Research Data Alliance no Brasil. Para além da adoção das recomendações da RDA, espera-se que esse ambiente promova novas e importantes conexões entre pesquisadores, gestores de dados de pesquisa, formuladores de políticas públicas, profissionais da Ciência da Informação e atores em geral de instituições científicas e tecnológicas, universidades, empresas e agências de fomento, estabelecendo as bases de uma rede nacional e reforçando a contribuição do Brasil para o panorama global da gestão de dados de pesquisa.

 

Lançam-se aqui os primórdios da RDA Brazil, uma iniciativa que guarda estreita relação com o Compromisso 3 do 4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto, que visa ‘Estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil’. O Compromisso é oficialmente coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a colaboração de uma rede crescente de instituições de governo e da sociedade civil, entre elas: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade de Brasília (UnB), Open Knowledge Foundation (OKBR), SciELO e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

 

Você está convidado a juntar-se ao time da RDA_Brazil clicando no link ‘Join Group’, à direita. Você será automaticametne inscrito na lista de discussão do grupo e receberá todas as atualizações da RDA no Brasil. Sinta-se ainda à vontade para se apresentar e interagir com os demais integrantes por meio da wiki, logo abaixo. Há a previsão de criação de Grupos de Trabalho (Working Groups) formais para tratar das necessidades e questões específicas da gestão de dados de pesquisa no Brasil, então agradeceríamos muito se pudesse destacar a sua área de expertise ou interesse.

 

Acompanhe esse espaço!

 

Abraços,

 

Co-chairs do Grupo Nacional da RDA no Brasil

 

Bianca Amaro, Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção dos Produtos Consolidados do Ibict

Luiz Fernando Fauth, Assessor da Secretaria Executiva do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

Patrícia Bertin, Supervisora de Governança da Informação e Transparência da Embrapa

Paula Xavier, Coordenadora de Informação e Comunicação da Fiocruz

Leandro Ciuffo, Diretor-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP

 

 



Recent Activity

05 Jun 2019

Mapeamento de Ecossistema de Dados Abertos no Brasil

Fonte: https://ceweb.br/noticia/notas/mapeamento-de-ecossistema-de-dados-aberto...

O questionário está disponível através do link - www.governoaberto.cgu.gov.br/pesquisa – e tem como objetivo mapear as atividades em andamento e as redes de colaboração existentes no Brasil em torno do tema de dados abertos (de pesquisa e governamentais). 

30 May 2019

Cloudscape Brazil Call for Papers

Nos próximos dias 15 e 16 Julho 2019 terá lugar o Cloudscape Brazil 2019 (6ª edição) e o Workshop on Cloud Networks (WCN) em Belém, durante o CSBC (Congresso da Sociedade Brasileira de Computação). Gostava de convidar os membros do RDA Brazil a submeter um "Position Paper" (com 750 palavras no máximo, escrito em inglês). Os Papers, que podem ser escritos por empresários, investigadores, professores e representantes politicos, são uma ótima oportunidade de dar a conhecer a sua opinião acerca de um tópico sobre as TIC e dos autores terem visibilidade durante e após evento.

Todos os papers serão incluídos num catálogo online que estará disponivel no site do evento e também será distribuído para a rede de contatos do Cloudscape, que inclui não só empresas, universidades, centros de investigação, mas também membros do governo Brasileiro e da Comissão Europeia. Caso esteja presente no CSBC, poderá apresentar o seu paper no dia 16 Julho, em frente do público do Cloudscape Brazil, durante o WCN.

Temos 11 tópicos sobre os quais poderão escrever (lista em baixo)

09 May 2019

Nova sala de webconferência para o grupo RDA in Brazil

Prezados membros,

Informo que foi criada a seguinte sala de webconferência para reuniões deste grupo:
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rda-brazil/

Para quem tiver interesse em tornar-se administrador dala sala (com permissão para iniciar e encerrar reuniões quando quiser), basta seguir os passos:

1) Acessar: https://conferenciaweb.rnp.br/spaces/rda-brazil/

07 Mar 2019

4º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto

O Brasil publicou, em 29 de outubro de 2018, o seu 4º Plano de Ação Nacional composto por 11 compromissos, os quais foram cocriados com o envolvimento de 105 pessoas, representantes de 88 instituições. Um dos compromissos tem o objetivo de "Estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil".

Acompanhe os desdobramentos desse compromisso na página Wiki: http://wiki.rnp.br/display/OGPBrasil

 

 

continue reading